domingo, 1 de junho de 2008

DISCUSSÃO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS NÃO PODE TER ' MEIAS VERDADES', DIZ LULA



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (14/ 05/08) que a discussão em torno da produção de biocombustíveis e a elevação do preço dos alimentos no mundo não pode ser “truncada” ou “com meias verdades” por causa de interesses “eminentemente” comerciais.
"Não é justo, não é politicamente correto e não é socialmente correto. O mundo precisa desse debate", disse Lula, após encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, no Palácio do Planalto.
"Acho que precisamos, brasileiros e alemães, e todos os seres humanos que estão preocupados com o debate sobre bioenergia, ter um cuidado. Isso envolve interesses econômicos muito fortes", complementou.

Lula avaliou que o debate tem sido tratado como “tabu” porque as pessoas “têm medo do novo”. "Parece que é um tabu. Todo mundo assina Kyoto, redução de CO2, todo mundo sabe que advém do petróleo a maior quantidade de CO2 e todo mundo faz 'ouvido de mercador'. Se você tem alguns países que são responsáveis por 70% da emissão, no mínimo deveriam ser responsáveis por 70% de redução", cobrou.

Para ele, é preciso ter responsabilidade ao falar sobre uma suposta relação entre o aumento dos preços e a produção de biocombustíveis".

Todos nós temos uma responsabilidade. [A produção de biocombustível] vai ser o debate dos próximos, 10, 20 anos. Vai ter gente contra, gente a favor, fundamentalista contra, fundamentalista a favor. Vai prevalecer o bom senso, e o bom senso é que a humanidade não pode ficar dependendo do petróleo", afirmou.


Sheik
Bem-humorado, o presidente brincou com os jornalistas da Alemanha que cobriam o evento dizendo que, quando eles voltassem ao Brasil, em dez anos, ele seria um “sheik”, em função das descobertas de petróleo.

Mesmo assim, Lula ressaltou que vai levar adiante a “mesma política de biocombustíveis” por se preocupar com a questão ambiental.

FONTE:
G1. o portal de notícias da globo









Nenhum comentário: