terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NO BRASIL ETANOL VENDE MAIS QUE CASOLINA

As vendas de álcool superaram definitivamente as de gasolina no País. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), as distribuidoras venderam 15,815 bilhões de litros de etanol de janeiro a outubro de 2008 - cerca de 300 milhões de litros a mais do que as vendas de gasolina pura (sem considerar os 25% de álcool anidro misturados ao combustível antes de chegar aos postos).A tendência deve ter se mantido nos dois últimos meses do ano, em razão dos baixos preços do álcool mesmo na entressafra. O crescimento das vendas de etanol vem sendo sentido pelas distribuidoras desde o início do ano, mas só em outubro o combustível ultrapassou seu principal concorrente na média anual de vendas. O consumo de gasolina A (sem álcool) foi de 15,506 bilhões de litros de janeiro a outubro de 2008.

domingo, 14 de dezembro de 2008

ETANOL DE MANDIOCA

O Brasil já é mundialmente conhecido pela produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Agora, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam uma nova fonte de produção de álcool combustível: a mandioca açucarada.

A mandioca açucarada pode substituir a cana-de-açúcar na produção do etanol.

A idéia é oferecer uma opção à cana, onde ela não pode ser cultivada, como em áreas da Amazônia e também onde o solo não favorece a plantação de cana-de-açúcar, a mandioca pode ser cultivada , onde o clima e o solo são favoráveis. A mandioca pode apresentar, inclusive, uma vantagem em relação à cana. Isso porque a mandioca possui açúcar em forma de glicose. Já o da cana é em forma de sacarose. “O processo de fermentação da cana-de-açúcar é um pouco mais demorado.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PRODUÇÃO DE ETANOL BRASILEIRO PRECISA DE MAIS SEIS MILHÕES DE HECTARES AGRICULTÁVEIS

O Brasil para atender às demandas interna e externa de etanol em 2017, precisará incorporar mais seis milhões de hectares de áreas agricultáveis, para atingir os 64 bilhões de litros de etanol.
O Brasil possui 850 milhões de hectares, dos quais a aprodução de etanol ocupa hoje uma área de 3,5 milhões de hectares , utilizado para a produção de cana-de-açúcar.
A constatação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.