quarta-feira, 22 de julho de 2009

CURITIBA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A TER ÔNIBUS URBANO MOVIDOS 100% COM BIOCOMBUSTÍVEL


Curitiba será a primeira cidade brasileira a ter ônibus urbanos rodando integralmente com biocombustível. A experiência, inédita no país, começará em agosto com seis dos 18 ônibus da Linha Verde.
O combustível verde – B100 - que será usado é feito à base de soja e permite redução de até 50% na emissão de poluentes em relação ao diesel tradicional.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A em parceria com empresas fabricantes de motores e chassis, empresas operadoras do sistema de transporte e institutos de pesquisa, tecnologia e produtores e distribuidores de biocombustível.
Experiências com uso de biocombustível vêm sendo feitas em Curitiba há mais de 20 anos com uso de diesel misturado a biocombustível em 20% e 50%, os chamados B20 e B50. Pela primeira vez será usado o B100.
A implantação do projeto piloto em Curitiba foi garantida nesta quarta-feira (22) com assinatura do Acordo de Cooperação para Pesquisa Técnica de Uso do Biocombustível em Ônibus Urbanos por representantes de todas as instituições envolvidas.
Este termo é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela Urbs, pela administração municipal e importantes parceiros que tornaram este projeto possível.
Experimentos vêm sendo feitos desde os anos 1990, tornando Curitiba referência na busca de combustíveis alternativos que reduzam a emissão de poluentes.



FONTE: Urbs

Nenhum comentário: