domingo, 2 de agosto de 2009

OBAMA MANTÉM TAXA PARA ETANOL BRASILEIRO


A Casa Branca informou que não pretende remover a tarifa aplicada ao etanol importado do Brasil, posição que contrasta com a do diplomata Thomas Shannon, nomeado pelo presidente Barack Obama para ser embaixador americano em Brasília. Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, Shannon havia afirmado ser a favor da eliminação da tarifa porque tanto os EUA quanto o Brasil seriam beneficiados no longo prazo.
A declaração irritou os produtores de milho de Iowa e levou o senador republicano Charles Grassley, que tem forte ligação com eles, a publicar uma carta pedindo esclarecimentos à Casa Branca e ameaçando colocar obstáculos para a nomeação de Shannon.
O governo de Obama, para evitar um embate com os senadores republicanos, que poderia atrasar a aprovação de seu nome, divulgou nota afirmando que não há planos para alterar a tarifa para o etanol brasileiro.
O etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, é mais competitivo do que o americano, feito de milho. No entanto, as principais plantações de milho no país estão em Iowa, Estado onde Obama conquistou sua primeira grande vitória nas primárias democratas. Os produtores da região também possuem um forte lobby em Washington para impor barreiras à entrada do etanol brasileiro.



FONTE: Agência Estado

Nenhum comentário: