domingo, 20 de dezembro de 2009

O RALLY PARIS-DAKAR VAI USAR ETANOL COMO COMBUSTÍVEL NA PRÓXIMA TEMPORADA


Uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, o rally Paris-Dakar, vai contar com um veículo movido a etanol na próxima edição da corrida, que terá a largada no dia 1º de janeiro de 2010, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe Valtra Dakar Eco Team, da dupla Klever Kolberg e Giovanni Godoi, competirá com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, usando o combustível etanol.  A criação da categoria Experimental, que reúne os veículos movidos por fontes de energia alternativa ao petróleo - combustíveis verdes como etanol, nitrogênio e eletricidade, entre outros, é a preocupação com o meio ambiente.  Klever, piloto do time  disse que  o bjetivo do projeto é mostrar para o mundo que podemos competir com combustíveis alternativos, que não agridam o meio ambiente, vamos aproveitar a visibilidade mundial do Dakar para divulgar o uso do etanol da cana de açúcar como combustível limpo que não agride o meio ambiente.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ETANOL BRASILEIRO FOI A PROPOSTA MAIS EFICAZ EM COPENHAGUE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS CLIMÁTICOS

O Brasil foi para a Conferência em copenhague com a proposta de firmar o etanol como a solução mais eficaz para substituir os combustíveis fósseis. A ideia é convencer o mundo de que há uma multiplicidade de oportunidades associadas à produção e ao uso do etanol como alternativa de combustível renovável. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, falou sobre a política do uso do etanol no Brasil. A ministra apresentou um dado mostrando que 52% dos carros leves do Brasil rodam com uso de etanol.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador de São Paulo, José Serra também defenderam  o etanol em Copenhague como uma das principais iniciativas do Brasil para reduzir a emissão dos gases que causam o efeito estufa, destacou a participação dos biocombustíveis na redução das emissões de gases com a substituição dos combustíveis fósseis pelo etanol. Por esse motivo, as metas de redução de emissões brasileiras são as mais eficazes para resolver os problemas climáticos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CARROS MOVIDOS COM ETANOL TEM IPI REDUZIDO

O governo brasileiro preocupado com o meio ambiente estendeu, até o final de março, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos do tipo flex e também para os carros movidos somente a álcool. A medida anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, é para estimular a produção de veículos que poluem menose e estimular também um menor consumo de energia para preservar o meio ambiente.