sábado, 19 de março de 2011

DILMA PEDE A OBAMA FIM DE BARREIRAS CONTRA ETANOL BRASILEIRO E OUTROS PRODUTOS


A presidente Dilma Rousseff aproveitou a visita do seu colega norte-americano, Barack Obama, ao Brasil para apontar sem rodeios contradições nas relações entre os dois países, especialmente entraves comerciais impostos a produtos brasileiros pelos Estados Unidos. E foi direta ao mencionar produtos brasileiros que enfrentam barreiras para entrar no mercado norte-americano.
"Para nós é fundamental que sejam rompidas as barreiras que se erguem contra nossos produtos, etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja, e aço",  Para Dilma, não se deve esperar mais tempo por essas reformas.
O presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello,  também aproveitou o encontro com empresários norte-americanos em Brasília para se queixar da taxação imposta pelos Estados Unidos ao etanol brasileiro. "O etanol brasileiro é extremamente taxado".  Essa é uma equação que precisa ser enfrentada.  O etanol brasileiro paga, nos EUA, uma sobretaxa de 0,54 dólar por galão. A remoção da barreira, porém, dependeria de aprovação no Congresso norte-americano.