quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A AGÊNCIA AMBIENTAL AMERICANA RECONHECEU O ETANOL BRASILEIRO COMO UM BIOCOMBUSTÍVEL ECOLOGICAMENTE CORRETO

A agência ambiental americana Reconheceu o álcool de cana-de-açucar brasileiro como um biocombustível ecologicamente eficiente, Capaz de Reduzir os gases de efeito estufa em 61%, quando comparado com a gasolina.
A avaliação positiva da Entidade ajuda na consolidação do produto brasileiro no mundo. Trata-se de uma excelente notícia para o etanol brasileiro. O estudo da EPA verificou que o álcool produzido em Território Brasileiro reduz as Emissões de gases nocivos ao clima em 61%, enquanto que o etanol de milho só reduz as Emissões em 15% e o biodiesel europeu, reduz na faixa de 20% a 30%.
Nos Estados Unidos, o etanol é produzido sobretudo a partir do milho. No Brasil, o produto vem da cana-de-açúcar. Os preços do etanol brasileiro são muito baixos, quando comparados aos preços do etanol americano, e os Estados Unidos impõem barreiras comerciais à Importação do produto para proteger os agricultores americanos.
 Indiretamente, uma avaliação técnica feita pela EPA pode favorecer o Brasil para vencer essas barreiras.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O BRASIL INAUGUROU A PRIMEIRA USINA TERMELÉTRICA MOVIDA A ETANOL



A Petrobras inaugurou nesta terça-feira dia 19/01/2010 a conversão da usina termelétrica Juiz de Fora, em Minas Gerais, que operava apenas com gás natural e agora também vai gerar energia elétrica a partir do etanol, tornando-se flex-fuel (bicombustível). É a primeira vez no mundo que uma usina gera energia elétrica a partir do etanol. “O mundo desenvolvido vai ter que olhar com outros olhos para o etanol”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da cerimônia. Lula considera a iniciativa um exemplo para o mundo no combate ao aquecimento global. Isso porque o uso de etanol no lugar de combustíveis fósseis pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Além de reduzir as emissões dos gases poluentes, o etanol é um combustível renovável, e a própria plantação de cana-de-açúcar absorve dióxido de carbono (CO2). Os primeiros dias de testes na usina indicaram redução de 30% na emissão de óxido de nitrogênio (NOx), em comparação com emissões da operação com gás natural.
A usina tem capacidade total para gerar 87 megawatts (MW), a usina instalada em Juiz de Fora teve uma das duas turbinas fabricadas pela General Electric (GE) - com capacidade para gerar energia para uma cidade de 150 mil habitantes.
A conversão da usina  para etanol também contribui para diversificar as fontes nacionais de energia elétrica e estimular a produção de combustíveis renováveis, dando maior flexibilidade ao sistema elétrico brasileiro.
 A usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e tem contratos de fornecimento de energia até 2020.

domingo, 3 de janeiro de 2010

ETANOL REDUZ EMISSÕES DE CO2

A utilização do etanol em veículos flex evitou a emissão de 80 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera de 2003 ao final de 2009, estimou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A projeção da associação é baseada no histórico das últimas medições feitas pelo Carbonômetro – ferramenta que prevê a quantidade do poluente que deixou de ser emitida graças ao consumo do combustível renovável por carros bicombustíveis desde que eles chegaram ao Brasil, há seis anos.
O Carbonômetro apontou  que foram evitadas aproximadamente  80 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, número que poderá crescer ainda mais em função de um aumento nas vendas de veículos flex, o que deverá estimular ainda mais o consumidor a optar pelo uso do etanol.


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domingo, 20 de dezembro de 2009

O RALLY PARIS-DAKAR VAI USAR ETANOL COMO COMBUSTÍVEL NA PRÓXIMA TEMPORADA


Uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, o rally Paris-Dakar, vai contar com um veículo movido a etanol na próxima edição da corrida, que terá a largada no dia 1º de janeiro de 2010, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe Valtra Dakar Eco Team, da dupla Klever Kolberg e Giovanni Godoi, competirá com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, usando o combustível etanol.  A criação da categoria Experimental, que reúne os veículos movidos por fontes de energia alternativa ao petróleo - combustíveis verdes como etanol, nitrogênio e eletricidade, entre outros, é a preocupação com o meio ambiente.  Klever, piloto do time  disse que  o bjetivo do projeto é mostrar para o mundo que podemos competir com combustíveis alternativos, que não agridam o meio ambiente, vamos aproveitar a visibilidade mundial do Dakar para divulgar o uso do etanol da cana de açúcar como combustível limpo que não agride o meio ambiente.