domingo, 17 de abril de 2011

O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO É MOVIDO 100% A BIOCOMBUSTÍVEL FEITO DE SOJA

O maior ônibus do mundo começou a circular ontem dia 16 em Curitiba, ele foi batizado de LIGEIRÃO AZUL, é  um ônibus moderno, confortável e ecológico,  é movido 100%  a biocombustível  feito de soja e com uma redução de 50% de emissão de fumaça. Produzidos pela Volvo o Ligeirão Azul mede 28 metros de comprimentos e capacidade de 250 passageiros, tem tecnologia que permite a abertura dos semáforos  que dá prioridade ao ônibus no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo para que o sinal esteja aberto quando o ligeirão passa pelo cruzamento.  Com carroceria Neobus, os novos ônibus azuis têm vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna mais amena, bancos ergonômicos com estofados; sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braille indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

sábado, 19 de março de 2011

DILMA PEDE A OBAMA FIM DE BARREIRAS CONTRA ETANOL BRASILEIRO E OUTROS PRODUTOS


A presidente Dilma Rousseff aproveitou a visita do seu colega norte-americano, Barack Obama, ao Brasil para apontar sem rodeios contradições nas relações entre os dois países, especialmente entraves comerciais impostos a produtos brasileiros pelos Estados Unidos. E foi direta ao mencionar produtos brasileiros que enfrentam barreiras para entrar no mercado norte-americano.
"Para nós é fundamental que sejam rompidas as barreiras que se erguem contra nossos produtos, etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja, e aço",  Para Dilma, não se deve esperar mais tempo por essas reformas.
O presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello,  também aproveitou o encontro com empresários norte-americanos em Brasília para se queixar da taxação imposta pelos Estados Unidos ao etanol brasileiro. "O etanol brasileiro é extremamente taxado".  Essa é uma equação que precisa ser enfrentada.  O etanol brasileiro paga, nos EUA, uma sobretaxa de 0,54 dólar por galão. A remoção da barreira, porém, dependeria de aprovação no Congresso norte-americano.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

EUA CONTINUA COM SOBRETAXA AO ETANOL BRASILEIRO


O Senado americano aprovou no dia 15/12/2010 a extensão por mais um ano da tarifa de importação imposta ao etanol, de 54 centavos de dólar por galão (equivalente a 3,78 litros), e também do subsídio de 45 centavos de dólar por galão ao etanol misturado à gasolina.
As medidas, que ainda precisam ser votadas na Câmara dos Representantes, têm impacto direto sobre os produtores brasileiros de etanol à base de cana-de-açúcar, submetidos à sobretaxa ao exportar o produto para os Estados Unidos, onde a maior parte do etanol é produzido a partir do milho.
Apesar de os exportadores brasileiros também estarem incluídos no subsídio de 45 centavos de dólar para acrescentar etanol à gasolina, esse benefício é perdido com a tarifa de importação. Descontado o valor do subsídio, os exportadores ainda pagam uma taxa de nove centavos de dólar por galão para vender etanol aos Estados Unidos.
O representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar do Brasil (Unica) em Washington, Joel Velasco, disse estar desapontado com o resultado da votação.

sábado, 30 de outubro de 2010

TOYOTA UTILIZARÁ ETANOL BRASILEIRO

A Petrobras assinou  contrato para fornecimento de etanol hidratado por dez anos para Toyota Tsusho Corporation (TTC). O fornecimento será de 143 mil metros cúbicos por ano e o contrato tem valor estimado em torno de US$ 820 milhões. Em nota, a Petrobras disse que esse é o primeiro contrato de fornecimento de longo prazo de etanol assinado pela companhia.
A Toyota utilizará o etanol brasileiro como matéria-prima em um projeto de alcoolquímica para a produção de Bio-PET que está construindo em Taiwan, em parceria com um sócio local.