terça-feira, 1 de julho de 2008

LULA DIZ QUE, RECONHECIMENTO DO BIOCOMBUSTÍVEL AJUDARÁ BRASIL A EXPORTAR MAIS CARROS



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o reconhecimento internacional dos biocombustíveis deverá impulsionar as exportações brasileiras de automóveis.

Em discurso durante a cerimônia de lançamento do novo modelo do automóvel Gol, da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente lembrou que, em 2003, a indústria brasileira iniciou a produção de carros bicombustíveis e que, hoje, quase 100% dos novos veículos fabricados no Brasil podem usar tanto gasolina quanto álcool.

OPEP ACUSA ETANOL DE CONTRIBUIR PARA A ALTA DO PETRÓLEO

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) acusou o etanol de também ser responsável pela alta recorde nos preços do petróleo. O presidente da organização, Chakib Khelil, afirmou nesta terça-feira (1º) que os biocombustíveis estão contribuindo para a crise, e não ajudando.

Ele fez, porém, uma ressalva: o único etanol economicamente viável é o brasileiro. "Cerca de 20% da alta no preço do petróleo está ocorrendo por causa do bioetanol", afirmou, durante uma conferência de imprensa no Congresso Mundial do Petróleo, em Madri (Espanha.

ALTA DE ALIMENTOS DEVE REDUZIR PRODUÇÃO DE ETANOL

A produção mundial de biocombustíveis deve alcançar 1,35 milhão de barris por dia em 2008, segundo a Agência Internacional de Energia. O número foi revisado para baixo em relação ao levantamento de maio, que apontava a produção em 1,5 milhão de barris diários.

A revisão para baixo é resultado da redução na produção em países europeus e asiáticos, onde as misturas obrigatórias estão sendo questionadas ou retiradas.
A alegação de que a demanda por matérias-primas para a produção de biocombustíveis tem elevado os preços dos alimentos.

Apesar da queda na projeção, a produção de biocombustíveis este ano deve ultrapassar a produção de 2007, que foi de 1,06 milhão de barris por dia.

DESMATAMENTO CAUSADO POR USINAS DE CANA PODE PREJUDICAR ETANOL BRASILEIRO

O desmatamento da Mata Atlântica causado pelas usinas de cana-de-açúcar em Pernambuco, pode prejudicar as exportações do etanol brasileiro, alertou hoje (1) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Segundo ele, o “mau exemplo” dos usineiros pernambucanos, que desmataram 85 mil hectares do bioma Mata Atlântica no estado de pernambuco, pode servir de munição para os opositores do biocombustível brasileiro.

O ministro anunciou aplicação de multa de R$ 120 milhões para os usineiros do estado responsáveis pelo desmatamento.

Quem não entrar na linha e colocar em risco a Mata Atlântica e o etanol brasileiro vai ter a mão dura do Ibama, da Polícia Federal e da lei de crimes ambientais”, ressaltou o ministro.

FONTE: G1 e Agência Brasil




Nenhum comentário: