quarta-feira, 9 de setembro de 2009

USINAS DE ETANOL E BIODIESEL DO BRASIL DE OLHO NO MERCADO EXTERNO


As usinas de etanol e biodiesel no Brasil ficam de olho no mercado internacional, elas próprias estão na mira de importantes compradores externos.
Conquistar o mercado externo é o principal anseio das 65 usinas de biodiesel existentes no país, as exportações dessa produção atualmente ainda são insignificantes.
No caso do combustível de cana-de-açúcar, o mercado externo é mais promissor, mas também insuficiente.
As exportações brasileiras de etanol estão crescendo (passaram de 3,6 milhões de litros para 4,7 milhões de litros no mesmo período), mas ainda respondem por apenas 0,017% das vendas totais. O principal desafio é quebrar as barreiras tarifárias e não-tarifárias que países desenvolvidos impuseram ao etanol brasileiro.
Etanol e biodiesel costumam ser chamados de energia limpa. acredita que a crescente preocupação mundial com as mudanças climáticas globais representa boas oportunidades de negócios.
Se os países desenvolvidos assumirem metas maiores de redução na emissão dos gases de efeito estufa, isso pode significar maior demanda internacional pelo biodiesel e, principalmente, pelo etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil.





Nenhum comentário: