quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A PETROBRAS VAI INVESTIR US$ 90 MILHÕES NA ESSO CHILE PARA FABRICAÇÃO DE ETANOL E BIODIESEL


A estatal de petróleo e gás chilena e a Petrobrás lançaram um projeto piloto para distribuição de biocombustíveis no Chile. O projeto inclui a avaliação da demanda potencial por biocombustíveis e da logística necessária para distribuição de etanol no mercado chileno.
A Petrobras assumiu o controle da operação de 230 postos de combustíveis da Esso no Chile, comprada por US$ 400 milhões da norte-americana Exxon Mobil Corp.
A Petrobras vai investir US$ 90 milhões na Esso Chile nos próximos cinco anos para fabricaçãao de combustíveis alternativos como o etanol e biodiesel.




FONTE: Estadão

domingo, 2 de agosto de 2009

OBAMA MANTÉM TAXA PARA ETANOL BRASILEIRO


A Casa Branca informou que não pretende remover a tarifa aplicada ao etanol importado do Brasil, posição que contrasta com a do diplomata Thomas Shannon, nomeado pelo presidente Barack Obama para ser embaixador americano em Brasília. Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, Shannon havia afirmado ser a favor da eliminação da tarifa porque tanto os EUA quanto o Brasil seriam beneficiados no longo prazo.
A declaração irritou os produtores de milho de Iowa e levou o senador republicano Charles Grassley, que tem forte ligação com eles, a publicar uma carta pedindo esclarecimentos à Casa Branca e ameaçando colocar obstáculos para a nomeação de Shannon.
O governo de Obama, para evitar um embate com os senadores republicanos, que poderia atrasar a aprovação de seu nome, divulgou nota afirmando que não há planos para alterar a tarifa para o etanol brasileiro.
O etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, é mais competitivo do que o americano, feito de milho. No entanto, as principais plantações de milho no país estão em Iowa, Estado onde Obama conquistou sua primeira grande vitória nas primárias democratas. Os produtores da região também possuem um forte lobby em Washington para impor barreiras à entrada do etanol brasileiro.



FONTE: Agência Estado

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CURITIBA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A TER ÔNIBUS URBANO MOVIDOS 100% COM BIOCOMBUSTÍVEL


Curitiba será a primeira cidade brasileira a ter ônibus urbanos rodando integralmente com biocombustível. A experiência, inédita no país, começará em agosto com seis dos 18 ônibus da Linha Verde.
O combustível verde – B100 - que será usado é feito à base de soja e permite redução de até 50% na emissão de poluentes em relação ao diesel tradicional.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A em parceria com empresas fabricantes de motores e chassis, empresas operadoras do sistema de transporte e institutos de pesquisa, tecnologia e produtores e distribuidores de biocombustível.
Experiências com uso de biocombustível vêm sendo feitas em Curitiba há mais de 20 anos com uso de diesel misturado a biocombustível em 20% e 50%, os chamados B20 e B50. Pela primeira vez será usado o B100.
A implantação do projeto piloto em Curitiba foi garantida nesta quarta-feira (22) com assinatura do Acordo de Cooperação para Pesquisa Técnica de Uso do Biocombustível em Ônibus Urbanos por representantes de todas as instituições envolvidas.
Este termo é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela Urbs, pela administração municipal e importantes parceiros que tornaram este projeto possível.
Experimentos vêm sendo feitos desde os anos 1990, tornando Curitiba referência na busca de combustíveis alternativos que reduzam a emissão de poluentes.



FONTE: Urbs

domingo, 19 de julho de 2009

BRASIL É PIONEIRO NO USO DE ETANOL COMO COMBUSTÍVEL

O Brasil iniciou a utilização do etanol em automóveis na década de 1920, mas a tecnologia só foi ganhar impulso na década de 1970 quando os militares criaram o proÁlcool.
O proÁlcool foi o programa federal de estímulo a produção e uso do etanol, criado como resposta à crise mundial do petróleo, em 1975.
Em 1986 mais de 90% dos carros de passeio produzidos no país eram movidos a álcool. Como o preço do petróleo caiu e o do açúcar subiu, a produção se desequilibrou, e o país, com uma extensa frota a álcool, enfrentou desabastecimento do combustível.
Durante os anos 90, o índice de carros a álcool saindo das fábricas caiu para cerca de 1%, e a demanda por etanol no país caiu.
Entretanto, desde 2003, com o advento do carro flex fuel que pode circular com qualquer mistura de álcool e gasolina , o mercado de etanol viu seu espaço crescer muito.
Hoje, três décadas depois, a tecnologia evoluiu com a criação dos motores bicombustíveis que já representam 88% das vendas de automóveis no país.