quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ETANOL, PRINCIPAL COMBUSTÍVEL DOS BRASILEIROS


As vendas de etanol cresceram 17,7% passando de 9,101 bilhões de litros no primeiro semestre de 2008 para 10,713 bilhões de litros nos seis primeiros meses deste ano.
"O etanol vai se firmando como o principal combustível do mercado brasileiro. A gasolina vai se tornando um combustível alternativo. O crescimento das vendas de álcool compensou a redução de 4,8% na comercialização de óleo diesel.
A gasolina C, que já vem misturada com álcool, teve aumento de 0,1% nas vendas, subindo de 12,094 bilhões de litros para 12,103 bilhões de litros.
Em consequência, o álcool anidro, que é misturado à gasolina A para formar a gasolina C, teve 3,026 bilhões de litros comercializados nos primeiros seis meses deste ano, volume 0,1% maior que os 3,023 bilhões de litros do primeiro semestre do ano passado.
As vendas de álcool hidratado é que puxaram o crescimento do etanol no mercado interno, respondendo por 7,688 bilhões de litros entre janeiro e junho deste ano, 26,5% a mais que os 6,078 bilhões de litros de igual período de 2008.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A PETROBRAS VAI INVESTIR US$ 90 MILHÕES NA ESSO CHILE PARA FABRICAÇÃO DE ETANOL E BIODIESEL


A estatal de petróleo e gás chilena e a Petrobrás lançaram um projeto piloto para distribuição de biocombustíveis no Chile. O projeto inclui a avaliação da demanda potencial por biocombustíveis e da logística necessária para distribuição de etanol no mercado chileno.
A Petrobras assumiu o controle da operação de 230 postos de combustíveis da Esso no Chile, comprada por US$ 400 milhões da norte-americana Exxon Mobil Corp.
A Petrobras vai investir US$ 90 milhões na Esso Chile nos próximos cinco anos para fabricaçãao de combustíveis alternativos como o etanol e biodiesel.




FONTE: Estadão

domingo, 2 de agosto de 2009

OBAMA MANTÉM TAXA PARA ETANOL BRASILEIRO


A Casa Branca informou que não pretende remover a tarifa aplicada ao etanol importado do Brasil, posição que contrasta com a do diplomata Thomas Shannon, nomeado pelo presidente Barack Obama para ser embaixador americano em Brasília. Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, Shannon havia afirmado ser a favor da eliminação da tarifa porque tanto os EUA quanto o Brasil seriam beneficiados no longo prazo.
A declaração irritou os produtores de milho de Iowa e levou o senador republicano Charles Grassley, que tem forte ligação com eles, a publicar uma carta pedindo esclarecimentos à Casa Branca e ameaçando colocar obstáculos para a nomeação de Shannon.
O governo de Obama, para evitar um embate com os senadores republicanos, que poderia atrasar a aprovação de seu nome, divulgou nota afirmando que não há planos para alterar a tarifa para o etanol brasileiro.
O etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, é mais competitivo do que o americano, feito de milho. No entanto, as principais plantações de milho no país estão em Iowa, Estado onde Obama conquistou sua primeira grande vitória nas primárias democratas. Os produtores da região também possuem um forte lobby em Washington para impor barreiras à entrada do etanol brasileiro.



FONTE: Agência Estado

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CURITIBA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A TER ÔNIBUS URBANO MOVIDOS 100% COM BIOCOMBUSTÍVEL


Curitiba será a primeira cidade brasileira a ter ônibus urbanos rodando integralmente com biocombustível. A experiência, inédita no país, começará em agosto com seis dos 18 ônibus da Linha Verde.
O combustível verde – B100 - que será usado é feito à base de soja e permite redução de até 50% na emissão de poluentes em relação ao diesel tradicional.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A em parceria com empresas fabricantes de motores e chassis, empresas operadoras do sistema de transporte e institutos de pesquisa, tecnologia e produtores e distribuidores de biocombustível.
Experiências com uso de biocombustível vêm sendo feitas em Curitiba há mais de 20 anos com uso de diesel misturado a biocombustível em 20% e 50%, os chamados B20 e B50. Pela primeira vez será usado o B100.
A implantação do projeto piloto em Curitiba foi garantida nesta quarta-feira (22) com assinatura do Acordo de Cooperação para Pesquisa Técnica de Uso do Biocombustível em Ônibus Urbanos por representantes de todas as instituições envolvidas.
Este termo é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela Urbs, pela administração municipal e importantes parceiros que tornaram este projeto possível.
Experimentos vêm sendo feitos desde os anos 1990, tornando Curitiba referência na busca de combustíveis alternativos que reduzam a emissão de poluentes.



FONTE: Urbs