A agência ambiental americana Reconheceu o álcool de cana-de-açucar brasileiro como um biocombustível ecologicamente eficiente, Capaz de Reduzir os gases de efeito estufa em 61%, quando comparado com a gasolina.
A avaliação positiva da Entidade ajuda na consolidação do produto brasileiro no mundo. Trata-se de uma excelente notícia para o etanol brasileiro. O estudo da EPA verificou que o álcool produzido em Território Brasileiro reduz as Emissões de gases nocivos ao clima em 61%, enquanto que o etanol de milho só reduz as Emissões em 15% e o biodiesel europeu, reduz na faixa de 20% a 30%.
Nos Estados Unidos, o etanol é produzido sobretudo a partir do milho. No Brasil, o produto vem da cana-de-açúcar. Os preços do etanol brasileiro são muito baixos, quando comparados aos preços do etanol americano, e os Estados Unidos impõem barreiras comerciais à Importação do produto para proteger os agricultores americanos.
Indiretamente, uma avaliação técnica feita pela EPA pode favorecer o Brasil para vencer essas barreiras.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
O BRASIL INAUGUROU A PRIMEIRA USINA TERMELÉTRICA MOVIDA A ETANOL
A Petrobras inaugurou nesta terça-feira dia 19/01/2010 a conversão da usina termelétrica Juiz de Fora, em Minas Gerais, que operava apenas com gás natural e agora também vai gerar energia elétrica a partir do etanol, tornando-se flex-fuel (bicombustível). É a primeira vez no mundo que uma usina gera energia elétrica a partir do etanol. “O mundo desenvolvido vai ter que olhar com outros olhos para o etanol”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da cerimônia. Lula considera a iniciativa um exemplo para o mundo no combate ao aquecimento global. Isso porque o uso de etanol no lugar de combustíveis fósseis pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Além de reduzir as emissões dos gases poluentes, o etanol é um combustível renovável, e a própria plantação de cana-de-açúcar absorve dióxido de carbono (CO2). Os primeiros dias de testes na usina indicaram redução de 30% na emissão de óxido de nitrogênio (NOx), em comparação com emissões da operação com gás natural.
A usina tem capacidade total para gerar 87 megawatts (MW), a usina instalada em Juiz de Fora teve uma das duas turbinas fabricadas pela General Electric (GE) - com capacidade para gerar energia para uma cidade de 150 mil habitantes.
A conversão da usina para etanol também contribui para diversificar as fontes nacionais de energia elétrica e estimular a produção de combustíveis renováveis, dando maior flexibilidade ao sistema elétrico brasileiro.
A usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e tem contratos de fornecimento de energia até 2020.
domingo, 3 de janeiro de 2010
ETANOL REDUZ EMISSÕES DE CO2
A utilização do etanol em veículos flex evitou a emissão de 80 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera de 2003 ao final de 2009, estimou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A projeção da associação é baseada no histórico das últimas medições feitas pelo Carbonômetro – ferramenta que prevê a quantidade do poluente que deixou de ser emitida graças ao consumo do combustível renovável por carros bicombustíveis desde que eles chegaram ao Brasil, há seis anos.O Carbonômetro apontou que foram evitadas aproximadamente 80 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, número que poderá crescer ainda mais em função de um aumento nas vendas de veículos flex, o que deverá estimular ainda mais o consumidor a optar pelo uso do etanol.
domingo, 20 de dezembro de 2009
O RALLY PARIS-DAKAR VAI USAR ETANOL COMO COMBUSTÍVEL NA PRÓXIMA TEMPORADA
Uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, o rally Paris-Dakar, vai contar com um veículo movido a etanol na próxima edição da corrida, que terá a largada no dia 1º de janeiro de 2010, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe Valtra Dakar Eco Team, da dupla Klever Kolberg e Giovanni Godoi, competirá com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, usando o combustível etanol. A criação da categoria Experimental, que reúne os veículos movidos por fontes de energia alternativa ao petróleo - combustíveis verdes como etanol, nitrogênio e eletricidade, entre outros, é a preocupação com o meio ambiente. Klever, piloto do time disse que o bjetivo do projeto é mostrar para o mundo que podemos competir com combustíveis alternativos, que não agridam o meio ambiente, vamos aproveitar a visibilidade mundial do Dakar para divulgar o uso do etanol da cana de açúcar como combustível limpo que não agride o meio ambiente.
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